O Pilates Funcional surgiu como uma variação do Pilates Tradicional (criado por John Pilates).
Esse treinamento foi criado nos EUA e veio para o Brasil na década de 90, sendo considerado hoje uma técnica contemporânea, que respeita a metodologia original, mesclada com exercícios da Ginástica Funcional, musculação e técnicas de reeducação postural.
O Pilates tem, por natureza, movimentos realizados tanto em solo quanto em aparelhos. São ações benéficas para qualquer pessoa, ajudando inclusive na recuperação de possíveis patologias que podem acometer o corpo humano (como fraqueza muscular, má postura, etc.).
Por isso, os exercícios do Pilates convencional ajudam a relaxar o corpo, com movimentos sincronizados e trabalham a respiração constantemente, favorecendo assim a concentração.
Já o Pilates Funcional, por mais que possua todas as características do Pilates convencional, agrega também exercícios mais dinâmicos que exigem mais fisicamente do praticante.
Por consequência, é uma atividade que traz uma melhora da resistência central (cardiovascular) e periférica (muscular). Ainda, o Pilates Funcional tem como alguns benefícios:
- Melhora da lateralidade corporal;
- Melhora da flexibilidade;
- Promove o emagrecimento;
- Aumento da tonificação muscular;
- Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.
Se interessou? Venha experimentar uma aula de Pilates Funcional aqui no Studio Zen!
Comments